Entrevista: Adelson "Ciêntista"

Conheci o Ciêntista no 2º Evento que fizemos aqui em Porto Seguro, onde ele visitou nossa cidade pela primeira vez. Neste mesmo evento ele levou o troféu de 1º Colocado na categoria Amador, com várias manobrinhas no pé e ja veio divulgando os eventos que estavam para rolar em Ilhéus, sua cidade natal. De la para cá, com muito skate, o cara evoluiu e se tornou uma das referências do Extremo Sul da Bahia em todo o Nordeste. Vejamos o que ele tem para nos contar:
Como e quando começou a andar de skate?
Através do meu ex-vizinho Rafael Rabat no final de 1999, todo final de semana ele pedia o skate de um amigo para eu ir fazer a sessão com a galera, depois de um tempo parei de andar para ir surfar, surfei por um longo período, mas não gostei muito e voltei a andar, desta vez com skate próprio que Rafael me ajudou a montar. O skate era sinistro, mas eu andava com ele feliz da vida por ser meu primeiro skate, tinha: duas rodas de plástico e duas de silicone, os eixos um de plástico e outro normal, seis bilhas e dois rolamentos, o shape nem tinha tail e nose.

Quais são suas influências no skate?
Cara, sempre gostei de ver Rodil Ferrugem e Rodolfo Gugu andando, cada manobra executada por ambos me influenciou muito, pois, quando comecei sempre pensava (um dia vou andar como eles).

O que você acha do skate em Ilhéus e no Sul da Bahia? Rola uma união legal com a galera da sua cidade, ou só tem sangue suga também?
Velho, graças a Deus o skate vem crescendo muito aqui na cidade com essa pista, além dela, há quatro mini ramps, empresários que colaboram para realizarmos os eventos e apoiando alguns atletas, há também a Escolinha de skate RADICAL IOS. No Sul da Bahia as coisas estão melhorando, projetos para construir pistas estão em andamento, em: Eunápolis, Ipiaú e Porto Seguro onde tem um clube legal para faz a diversão da galera e rola bons campeonatos. Devemos nos unir muito mais e batalhar com unhas e dentes com a finalidade de melhorar a imagem do esporte e faze-lo crescer cada vez mais e deixar as coisas fluir, pois aqui, por exemplo: o pessoal é bem unido, o resultado do trabalho em conjunto foi a construção do ILHÈS SKATE PARCK.

Qual a manobrinha nova que tem mandado?
S/S flip nose slide e nollie shove it grind

Qual manobra que ta na mente para mandar?
Flip benihana e nollie B/S flip e heel flip 360 na pirâmide

Quem te inspira nas sessions?
Rapaz, na real eu sempre busquei uma inspiração do meu eu, saca?! Na instiga de ir lá, tentar e acertar as manobras, tenho esse compromisso, mas é sempre bom andar com os amigos.

Passe um release das ultimas colocações em campeonatos e eventos?
Após ficar 8 meses afastado do skate por conta de uma cirurgia no joelho direito voltei a andar em outubro de 2007, desde de então, minhas colocações foram: 2º lugar no 1º campeonato de Camacan, 4º lugar na 4º etapa do baiano em Vitória da Conquista, 2º lugar no 1º campeonato do Divina Providência em Itabuna, 2º lugar no campeonato de Canavieiras. 4º lugar no de mini ramp em Porto Seguro e 2º lugar no 1º skate treino ilheense 2008.

Conte ai a treta que rolou no campeonato de Canavieiras, referente a premiação bichada que tiveram a coragem de enviar pra ti.
Putz! Velho, foi super chato... fiz maior corre aqui para ver se rolava um ônibus pra levar 46 pessoas, dentre elas, tinha: pais dos alunos da escolinha, só que o ônibus não rolou. Daí nós fretamos uma VAN e foram participar do evento mais de 15 atletas pagamos a inscrição e todo conforme mandava o regulamento do evento, apesar de ser um evento pequeno tive uma imensa consideração de ir prestigia-lo e com os organizadores e atletas da cidade. Chegando lá foi a maior treta, os caras já comeram a fraudar pelas linhas, tipo: a linha dos atletas de fora duravam entorno, de: 50 segundos e dos atletas da cidade: quase 3 minutos, foda ! Na hora do resultado todos diziam: - Cientista você já ganhou, quebrou tudo e tais! Mas, não rolou como todos esperavam, empatei com Tony, lá vai nós dois para a volta de desempate, rolou a mesma coisa, só que deram o resultado definitivo que Tony ganhou. Na hora que fui receber a premiação, cadê? Um dos organizadores disse quê não tinha como eu levar para casa no dia, mas que eu ficasse tranqüilo que eles mandariam. Demorou muito tempo para esse prêmio chegar, foi preciso eu esperar Thassio (Carranco) ir lá passar um fim de semana pra trazer, quando chegou logo percebi que trocaram o mp3 novo de 1gb, por um velho, de: 512mb arranhado e as partes metálicas enferrujadas. Não fiquei chateado pela colocação injusta ou a demora da premiação chegar, mas sim pela falta de consideração que os organizadores estiveram com os atletas de fora e a cara de pau de mandar a premiação bichada!

Ilhéus está no seleto grupo de cidades do Sul da Bahia que tem uma pista de skate particular. Acho que só Porto Seguro, Ilhéus e Itabuna que tem uma pista. Sabemos que isso é fruto dos trampos que vocês vêm fazendo até hoje. Conte ai como rolou a autorização, o inicio das obras, o projeto, em fim, tudo que rolou para a construção da Pista de Ilhéus.
Seguinte: tinha uma quadra na AV. Soeras Lopes onde é situado o ILHÉUS SKATE PARK, a galera das antigas sempre andou lá com rampas da madeira e por não terem uma associação registrada com a documentação legalizada... eles não conseguiam o tão sonhado skate park. Daí então, veio a nova geração, conhecemos um cara que deu uma grande força ao skate na cidade, o advogado Ivan Medeiros que pratica Rappel, e como a galera do BMX sempre andou junto com o pessoal do sk8 decidimos fundar a ASSOCIAÇÃO ILHEENSE EM ESPORTES RADICAIS E AFINS, após esse feito nos reunimos várias vezes com a finalidade de irmos em busca do skate park supracitado. Um fato importante foi a união dos atletas na divisão das tarefas: eu elaborei o projeto com Kalide e fiz uma maquete, Reinalvo (Rê) conversou com o engenheiro Ely Gomes para ele nos dar uma cortesia (assinar o projeto para dar entrada no CREA-BA), Raul que trabalhava na prefeitura agilizou algumas documentações. Após isto, levamos o projeto e a maquete para o Ex-Prefeito ver a possibilidade de construir da pista, e quando ele viu, mandou logo executar o projeto. Houve alguns contra-tempo mas, ficamos no pé do pessoal e tudo deu certo.


Você é considerado uma referência no skate Sul da Bahia. Não sei se você sabe, mas viajando por Itamaraju, Prado e região, muita gente já perguntou veio me perguntar sobre você. Com certeza isso é reflexo das boas colocações nas etapas do Nordestino e Baiano e aparições na mídia. Você acha que morando em Ilhéus dá para o cara manter o skate em um nível legal e continuar divulgando o seu trabalho?
A principio fico feliz por ver que um trabalho árduo está sendo reconhecido. Velho, é bem complicado, mas se o cara estiver sempre fazendo as correrias, viajando, indo para os grandes circuitos, buscando conhecimentos lá fora etc., a tendência é evoluir.


Qual a viagem para andar de skate mais style e conte também uma roubada em umas destas que ficou marcado.
Foi para correr o Nordestino em Lauro de Freitas em agosto de 2003. Foi muito style, muito skate durante uma semanas, viajamos: Kalide, Cabelo e eu, íamos para a pista bem cedo todos os dias e o campeonato foi bem insano, tinha gente de todos os cantos do Nordeste.
Treita: Rapaz... na sexta-feira rolou Ivente Sangalo e Chiclete com Banana ao lado da pista, nós treinávamos nossas linhas para o campeonato e ao mesmo tempo curtíamos a vibe. Deu: 03:15hs., da madrugada, hora de irmos para a casa de Felipe (Japonês) dormir. No meio do caminho tinha uma galera bem sinistra com pau, pedra, garrafa quebrado etc., na mão, do nada os caras já vieram em nosso direção correndo e gritando dizendo que iam nos pegar, desde já, nós corremos muito também, só que, estávamos cansados e eles estavam quase nos alcançando, jogaram até pedra e quase pegou em alguém (não lembro em quem foi). Para a nossa sorte, entramos em uma esquina totalmente escura e nos deparamos com a ranger da polícia que logo acendeu os faróis do carro e nos abordaram, ao verem a sena os vândalos voltaram. Putz! Muito alivio nessa hora! Tomamos algumas tapas e chutes dos policiais, mas graças a Deus chegamos na casa de Felipe bem.
No mesmo dia que saímos de Ilhéus para Bom Despacho outro ônibus da mesma empresa com destino a Salvador capotou e caio numa ribanceira, passou na TV e minha irmã viu, ela não tinha certeza se nós estávamos no ônibus, isso numa quarta-feira. Na quinta-feira minha irmã ligou para Tereza (grande amiga da família), perguntou se eu tinha dado noticias, ela disse: não! Minha irmã contou a fato supracitado, e as duas ficaram nervosas e já ligaram para casa de Kalide, da ex-namorada e para a mãe de Cabelo, todas disseram que não demos noticias. Contribuímos muito para aflição delas, pois passamos uma semana lá e não entramos em contato, estávamos preocupados com o campeonato, mas foi muito desleixo nosso. Chegamos em casa ouvimos muito, minha mãe e irmãs quase morreram do coração, Tereza fez até promessa bem complicada, mas a cumpriu. Nunca mais deixo de dar noticias, só tive noção do quão transtorno trouxe quando cheguei em casa.

Quais os vídeos de skate que acha mais style?
Desafio de rua 2007, 411vm 64#, Lakai, Nike SB e Cesar Prod The Show.

O que você acha que falta para o skate em Ilhéus bombar mesmo, ou bombar mais do que já está bombando?
Apoio dos empresários, organização dos atletas, reconhecimento dos simpatizantes, pois os mesmo valorizam o surf, para eles skate é coisa de moleque. (Sem saberem que tem muita gente vivendo só do skate.) Fico chateado com isso!

Quais são suas expectativas pro futuro com o trabalho que você desenvolvendo na escolinha em Ilhéus?
Que saia um campeão baiano ou nordestino... que entre em uma grande marca, realize um bom trabalho e, se torne um profissional bem conceituado no Brasil...

Tem algum vídeo teu no Youtube? Se sim passe o link para divulgarmos aqui no blog.
Em breve!

Um pouco de filosofia: O que é skate para você?
Não é apenas um esporte que pratico por empolgação... pratico por amor! É algo que equilibra minha vida.

Quais são os planos para 2008 com skate?
Tava tudo certo para eu ir participar das seis etapas do Circuito Nordestino que está valendo vaga para o campeonato brasileiro no final do ano em Novo Hamburgo, já tinha ido até na 1ª, que aconteceu em Aracajú, mas devido a uma torção no joelho direito, vou ter que ficar um pouco de molho e fora das competições este ano. Darei continuidade ao trabalho na ESCOLINHA DE SKATE RADICAL-IOS e as correrias para os campeonatos daqui e para levar a galera aos campeonatos regionais.

Até onde você acha que o skate pode te levar?
A conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes, é ele que me leva ao caminho da felicidade.

O que tem ouvido ultimamente e o que está sempre no Ipod nas sessions?
The All American Reject, Green day, Engenheiros do Hawaii, Hanteen, Cypress Hill e um pouco de rapper Francês.

O que mais tem te motivado e desmotivado em relação ao skate?
Ver os moleques da escolinha evoluindo, a galera sempre andando e, a forma que meus verdadeiros amigos e pessoas fora do skate me ajudam para alcançar meus objetivos nele, me motiva muito. E ver pessoas usando a imagem do skate para se darem bem... me deixa desmotivado, pois atrapalha quem entendi do assunto e quem quer fazer um bom trabalho.

Mande uma mensagem pra quem leu esta entrevista.
Então... ande de skate por amor e deixe as coisas fluírem, estude muito por que é fundamental, corram atrás dos seus sonhos por mais difíceis que eles sejam, lute com todos as forças, pois Deus sempre olhará os nossos esforços e os recompensará, basta ter paciência e acreditar. Paz!

Agradecimentos?
Principalmente, agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de estar no mundo e conhecer o skate, minha mãe e irmãs por estarem lado a lado, meus verdadeiros amigos dentro e fora do skate (eles(a) sabem quem são), Rafael Marral da KENUI surf shop e Professor Jailson Teles do C.E.I., por darem a maior para eu participar do Circuito Nordestino, Dennis Tihara e Wilson Nora do surf, Júlio Detefon pela correria que faz para o skate Nordestino crescer, a você, Breno, pelos corres que faz para melhorar o skate no Extremo Sul da Bahia e a todos que já me ajudaram. SKATE SEMRE!


Flipão em uma das etapas do Nordestino


F/S Nose Blunt Slide


Salad grind noturno na pista que ajudou a viabilizar


O próprio em mais uma das suas viagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VALORIZE AS SUAS ORIGENS

Cicloviagem 11º Dia - Descanso em Búzios

PISTA DO BREGUINHA EM BAIXA