Cicloviagem : 1º Dia - Porto Seguro a Canavieiras : 76 Km

Inicialmente ia pegar estrada sozinho, o que vinha deixando toda a família preocupada com o projeto da 1ª Cicloviagem. Nos últimos dias que antecederam a viagem, Alex sinalizou que iria mesmo embarcar e comprou uma bike de ultima hora, o que me deixou com pouco menos de expectativa.

Na noite anterior fui dormir tarde, preparando a bike para deixar tudo no esquema e com muita ansiedade para pegar estrada. Acordei as 4:00 da matina, terminei os últimos retoques, tomei um cafézão, recebi benção da filha e esposa Soraya e com pouco de atraso pegamos estrada as 6:00.

Ainda em Porto Seguro tivemos uma ótima surpresa: Cruzei com meu pai na altura do Mundaí que parou para nos cumprimentar. Outra benção concedida fomos pedalando até Cabrália, 25 Km, com bom ritimo de pedal. Pegamos a balsa para Santo André logo que chegamos.



Eu e Alex na travessia Cabralia a Santo André


Próximo trecho, até Bemonte, é de pouco mais de 50 K, numa estrada ótima para pedal. Plana, beirando o litoral e com pouquíssimo movimento. Na verdade só passa carro com chegada de cada balsa. Passamos por, Santo André, Santo Antonio, Guaiu, Mogiquiçaba e Rio Preto, parte que já conhecia bem, devido às sessões de surf nas praias da região. Nos quilômetros finais o sol começou a esquentar, nos fazendo diminuir o rítimo inicial. Fizemos muitas fotos.



Passando por Santo André
Em Mogi seguimos a indicação do Sr. Enrnani, coroa cascudão que mora na minha rua que ja fez todo o Litoral do Brasil de bike: reabastecemos as caramanholas de água e seguimos viagem numa boa vibe.



Chegando em Mogi


Em uma reta de 14 Km, indo pra Beomonte


Chegada em Belmonte foi por volta das 11:00. Cidade calma, pequena, convidativa para um bom descanso de fim de semana. Seguimos em direção ao Cais para verificar os esquemas de travessia para Canavieiras e, devido ao Carnaval, tinha lancha saindo toda hora. Show!!!


Chegada a convidativa Belmonte



Tinha uma grande expectativa com relação a travessia pra Canes. Já tinha lido que era um passeio interessante e foi. Tiramos as bagagens da bike acomodamos tudo e seguimos viagem pelos manguezais com um custo de R$ 25,00. Pagamos um pouco mais por causa da bike.




Cais no Rio Jequitinhonha, se preparando pra travessia




Travessia foi surreal, com um barquinho passando pelos mangues estreitos, que hora se abriam, hora se fechavam. Navegamos inicialmente pelo Rio Jequitinhonha, de cor escura e desembocamos no Rio Pardo, tudo em 1hora de travessia, de baixo da lua de 12:00, que nos deixou com dor de cabeça na parte da tarde. Travessia so é feita com maré cheia.


Acomodado no barquinho do Bira

Após o almoço no Restaurante “Vinte te Vê”, não demoramos para arrumar um camping em Canavieiras. Levantamos acampamento e fomos descansar. Com sol querendo se por, saímos para fazer um turismo sem bikes.

Travessia pelo manguezais - Indo pra Canavieiras


















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VALORIZE AS SUAS ORIGENS

PISTA DO BREGUINHA EM BAIXA

Cicloviagem 11º Dia - Descanso em Búzios