Cicloviagem: 4º Dia - Itacare a Ilheus

Acordamos bem cedo neste dia, como de costume. Estava marcado para irmos embora apenas no dia seguinte, mas decidimos ir ainda hoje, devido ao dinheiro que estava acabando.

Desmostamos acampamento rapidamente, tomamos um cafe da manhã bem safadinho e estavamos pegando estrada por volta das 8:00 hs. Já para abrir o dia, uma bela ladeira para subir de uns 2 a 3 km para sair de Itacare. O dia se abria e ja mostrando o que teriamos pela frente.

De Itacare até Serra Grande foi um puta sobe e desce de 38 Km. Percurso bem difícil devido ao desgates dos outros dias e a falta de um bom cafe da manhã. Passamos pela entrada da Estrada que liga a Salvador. Na placa marcava 265km, passando por Camamu. Fiquei na votande de um dia fazer esta esticada. Dali para cima tem nada menos que Barra Grande, Marau e Morro de São Paulo para conhecer.

Em breve: Salvador a Porto Seguro no pedal

Outra dificuldade deste percurso foi a falta de acostamento. Em muito locais as plantações sobrepunham a faixa branca da estrada. Seguimos firme no pedal. Neste sobe e desce Alex teve um desmepenho melhor. Eu que vinha com problemas para passar as marchas, tive que descer da bike pelo menos umas duas vezes e seguir empurrando.

Já próximo a Serra Grande, avistamos a placa para entrada na Cachoeira da Tijuipe. Ja sabiamos que tinha uma taxinha para visitação de R$ 12,00, mas seguimos na speed de desenrolar uma idéia. Alex se apresentou como Fiscal do Meio Ambiente de Porto Seguro e fizemos uma permutinha básica. Quando pessoal da Cachoeira for a Porto Seguro, vão conhecer os Recife de Fora na faixa.

Deixamos as bike na entrada do propriedade seguimos a pé até a Cachu. Na via de acesso, ja costatamos que se tratava de um local organizado. Pontes, sinalizações e um belo comércio para receber os vistitantes, com direto a salva vidas, se bem que para falar a verdade seria melhor se estivesse no esquema mais roots, com poucas visitações.

Ponte de acesso a Cachoeira da Tijuipe.

Tijuipe é uma queda grande água, com outras pequenas quedas subindo o rio. No local tinha ainda aluguel de Caiaques para passeios mas radicais. Ficamos por ali descansando uns 30 minutos. Alex encontrou alguns conhecidos de Porto Seguro.

Relax

Banho

Alex la em cima da Tijuipe

Apesar da vontade de ficar mais, fomos logo embora, pois ainda teriamos muito pedal pela frente. Sabiamos que estava próximo a Serra Grande, mas ainda pegamos algumas ladeiras, ainda mais ingrimes.

Fizemos um lanche antes de pegar estrada e fizemos mais algumas fotos para encerrar esta visita a nossa última cachoeira da viagem. Próxima expectativa era Serra Grande.

Voltar ou seguir adiante?

Alex, parente de macaco

Chegamos em Serra Grande as 11:00hs. O sol já estava maltratando, então fomos logo em busca de um restaurante para almoçar e descansar na sombra. Conhecemos o centrinho, as duas ruas principais, mas não deu para ver o que era de fato a cidade. Neste horário, todos escondidos do sol.

No meu planejamento tinham mais duas Cachoeiras para conhecer, mas ficamos so na vontade. Uma era na estrada indo para Uruçuca, o que nos tiraria da rota e a outra ninguem soube ao certo dar informação, nem mesmo os locais.

Chegada em Serra Grande

Almoçamos outro PF, de bife acebolado. Ficou faltando o macarrão. Ficamos descansando até as 13:00 no restaurante, deitados ali mesmo, que gerou até um breve sono. Fomos logo dar uma checada no Mirante, que sabiamos, geraria varias fotos. Em Serra existe o Mirante 1 e Mirante 2. No nº 1, para variar, motanram uma propriedade particular, com um comércio. Na entrada tinha um infeliz cobrando R$ 3,00 para carro e R$ 1,00 pessoas. Pedimos para tirar apenas uma fotos, mas insistiram na cobrança. Nos sintimos roubados, então fizemos as fotos ali na entrada mesmo.

Barrados no Mirante 1

Quando decidimos ir embora, o cobrador mudou o discurso e queria nos liberar por causa do Tchouse que eu tinha. Mantivemos nossa posição e fomos conhecer o outro Mirante. No outro tinha um rapel que dava la embaixo na praia, mas o local estava muito o cheio e nem deu para pensar e descer até a Praia pelo rapel com a bike.

Registros no Mirante 2

Ficamos por ali fazendo várias outras fotos. Ainda em Itacaré, fomos informado que de Serra Grande a Ilheus era melhor pedalar pela Praia, caso a maré estivesse baixa. Para nossa sorte, mare estava seca naquele horário e decidimos seguir pela linda praia do Costa do Cacau.

Mirante de Serra Grande

Seguimos pela Praia nos próximos 20 Km que nos esperavam. Decisão de ir pela Praia no tirava a oportunidade de conhecer a Lagoa Encantada de Serra Grande, mas valeu a pena. Mantivemos um pedal forte, passamos por vários bairros e lugarejos de Serra Grande, atravessamos alguns rios, sem maiores problemas e ficamos de cara com a beleza deste Litoral, agradecendo a Deus pela opotunidade.

Soberanos na Praia

Ainda no restaurante, tomamos conhecimento que teria um bloco Carnavalesco tradicional de Serra Grande que sairia na praia. Passamos pelo local e nos deparamos com o trio eletrico na areia da Praia. Como não podia deixar de ser, nas redondenzas o pessoal sujando as praias descaradamente com latinhas de cerveja.

Trio eletrico na Praia

Passamos batido, sempre com ritimo forte no pedal. A esta altura o desempenho do Alex, que vinha numa pegada mair forte caiu um pouco. Pedalar pela praia foi classico. Fizemos varias fotos em tudo que vinhamos pela frente.

Breve descanso na sombra.

Teve um cara de moto que veio nos acompanhando e passou as dicas de onde pegar a estrada chegando em Ilheus. Uma das coisas que mais gostei na viagem foi a receptiva de todos quando se ligavam que estavamos viajando de bike. Fomos bem recebidos em todos locais com exceção de um magnata que tinha uma casa na Praia, nas proximidades de Ilheus, que nos barrou de passar pela propriedade voltar a Estrada de asfalto.

Pedal tranquilo pela Praia

Fica aqui a dica para que esteja planejando fazer o trajeto de Itacare e Ilheus. Fique atento com a maré é vá pela Praia, pois vale muito a pena.

Ao voltar para estrada de asfalto em Ilheus, logo avistamos um lagoa/mangue onde tinha um pessoal tomando banho. Paramos para nos refrescar um pouco, mas nos arrependemos. Agua quente e salgado nos tirou dali bem rapido.

Fomos beirando sempre o litoral e teve um momento que nos perdemos em demos em uma rua sem saída. Nos indicaram atravessar a ponte sobre Rio que acho que se chamava Almadama.

Passagem pela Ponte.

Um vez em Ilheus, aproveitamos para fazer um turismo. Conhecemos o Porto, a Catedral, a estatua de Jorge Amado e a Avendia principal que não lembro o nome e vimos mais carnaval pelas ruas. Passamos por mais dois trios elétricos e fomos checar a pista de skate, que sabiamos que estava desativada para reformas.

Porto de Ilheus ao fundo

Catedral

Não demoramos muito por ali e seguimos logo para a Rodoviaria. Como haviamos passado por Ilheus no 2ª dia, não demoramos muito para nos localizar e chegar a Rodoviaria.

Chegamos na rodoviaria as 17:35 e tinha um buzão saindo para Porto Seguro as 17:40. Para nossa sorte coseguimos embarcar as bikes sem problemas, pagando taxinha de R$ 5,00 e seguimos de bus para Porto sem sequer tomar um banho.

Dormi a viagem todinha, acordei apenas em Eunapolis e fomos chegar em Porto Seguro as 0:30. Alex ainda estava na estiga de ir pro Carnaval.

Chegada em Porto Seguro

Em Porto Seguro, pegamos as bike e em menos de 5 minutos estava em casa. A 1ª Cicloviagem que se encerra deixou todas as recordações e vontade de fazer outra o mais breve possivel.

Agradeço aqui a todos que contribuiram direta e indiretamente na trip: esposa Soraya e filha Maria Louise pela compreensão, meu pai Irapa pelo apoio moral e presente com ciclo-computador que foi fundamental na viagem. Turco pelo patrocicnio e todos que nos receberam durante a viagem.

Próximo roteiro: Porto Seguro, Caraiva, Corumbau, Cumuruxatiba, Prado e Itamaraju. Começa agora o planejamento para Abril.