Ciclo/Skate Trip pelo Rio de Janeiro

Apesar de ter sido aconselhado por vários amigos a levar o Skate para a minha Cicloviagem ao Rio de Janeiro, decidi deixar o mesmo em casa, por três motivos: peso, cansaço e skate quebrado as vésperas da viagem. Este último quesito foi o estopim para a minha decisão final. Mesmo passando por várias pista e picos skatáveis, estava na vibe de apenas pedalar.


Logo, uma vez no Rio de Janeiro, após dois dias de descanso e ja recomposto com as energias em dia, começou a bater a estiga de andar de skate e eu sem o board na cidade maravilhosa. Passando por uma Skate Shop em Laranjeiras, decidi comprar truck e shape novo para repor as peças do carrinho que tinha ficado em Porto Seguro. A estiga foi tanta que acabei comprando as rodas e e ganhei como brinde os rolamentos e parafusos. Pronto, estava com Skate novo no Rio de Janeiro.


No mesmo dia decidi fazer um Ciclo/Skate Tour pelo Rio de Janeiro, que rendeu muitas coisas interessantes para contar. Logo após o almoço, preparei a bike com o Skate e peguei a rua, passsando pelo Museu da Republica, onde estava tendo a Exposição República do Skate, com várias peças artisticas exposta com o tema central sobre o bom e velho Skate Board, inclusive algumas dos colegas K-Já e Preá.



Bike preparada para o Tour c/ Skate


Achei bem interessante a ideia chave de fazer uma exposição sobre o Skate. Fui informado que o mesmo foi providenciado, por contas das proibições da prática do Skate na Praça XV. Além da Exposição houve apresentação de vários videos e filmes, além de um grande debate com os formadores de opnião do Skate Boar Carioca. Pena que não pude participar do debate, mas acabei fazendo varias fotos para ver se conseguimos colocar a idéia em pratica em Porto Seguro.



Peças expostas


Espacinho para assistir uns videos




Entrada da Expo


Na sequencia fui visitar as pistas de Skate localizada na orla Carioca. Iniciei a empreitada pela Pista do Flamengo, que tem um belo visual da enseada do Flamengo, além de um projeto bem diferente e autentico, que valoriza as curvas e o skate em transição, algo que venho procurando com frequencia para as minhas sessão de Skate e que na minha cidade é bem limitado.


Ja de cara me deparo com uma galera preparando um caixote/curb feito de cimento, no espaço que fica em volta da pista. Gostei de conhecer aquela galera. Além de estar colocando a mão na massa e fazendo as reformas na pista de skate com recursos próprios, acabei conhecendo o Saulo que, coincidentemente, conhecia a Teresa Gambale, colega que ja trabalhou comigo la na Bahia. E mundinho pequeno.



Galera colocando a mão na massa.


Fiz um rolezinho de leve de baixo de um solzinho forte. Estou voltando a me adaptar com Skate, pois desde que comecei a me preparar para a Cilcoviagem, as sessões de Skate acabaram não ficando tão intensas. Pedi para um coroa, que estava com seu filho na pista, para fazer umas fotinhas minhas em ação. Apesar de ser de manobras simples, deu para registrar e colocar aqui para galera curtir.


Batidão no Wall Ride


Backside Rock Roll

A Sessão no Flamengo foi curta, negócio de um uma horinha, pois ainda tinham mais três pistas para vistar. Me despedi da galera que tinha conhecido e segui para a Pista do Rio Sul. Ainda bem que pela Ciclovia os bairros acabam se tornando bem próximos um do outro. Do Flamengo em menos de 20 minutos ja estava em Botafogo, chegando no Rio Sul.


Pista do Rio Sul é umas das pistas mais clássicas do Rio de Janeiro e do Brasil. Bolwzão lindo, que depois da reforma ficou bem melhor. Paredes grandes com as transições perfeitas, com uma parte funda e outra mais rasa. Fiz vários drops, andando sozinho. Queria que tivesse uma galera na sessão, para fazer umas fotos e estigar umas manobras mais nervosas.


Ainda consegui pegar o tempo da máquina com ela programada para fotografar sozinha e fazer uma foto dando uma batida de frontside na parte funda. Lembrei muito dos velhos tempos, quando ia quase toda semana para Zona Sul andar com o Kikinho, Marcelo e Cordona, no Circuito Urquinha, Lauro Muller e Rio Sul.


Batida de frontside




Visão de dentro da Pista com a estátua ao fundo



A sessão no Rio Sul acabou sendo até um pouco mais breve que no Flamengo. Logo na sequência arrumei a bike novamente e segui em direção a Pista do Arpoador, passando pelas Praia do Leme, Copacabana e inicio de Ipanema.


A Orla Carioca está uma coisa de louco. Lugar que inspira esporte e lifestyle. Muita gente se exercitando das mais variadas formas, de Bike, correndo, surf, natação, simples caminhada e o mais interessante: Skate Long. O Long caiu nas graças do Carioca, com muita gente de role com o seu bord pela Ciclovia. Unica coisa feia é o estilo, pois 90% deles não tem muita a manha de dar impulso com o Skatão, mas ta valendo pois estas aquisições da uma fortalecida no mercado.


Chegando no Arpex o que impressiona é o tamanho da pista. Um banks com uma ligação com um Bowl montruoso, que chega a dar medo de dropar, mesmo pelo canion. Fiz um role, mas diferentemente das duas outras pistas, as paredes não são tão perfeitas, ou melhor, é toscona, mas tá valendo, pois Skate é isso mesmo: Adaptação aos mais variados tipos de terrenos.


Andei com uma galera da Ilha do Governador, dando uns drops cavernas e umas manobrinhas de borda nas parte mais rasa. Não podia deixar de andar no Bowl monstro e, primeiramente, desci sem skate e comecei a me adaptar com a pista la de baixo. Para se ter noção, até para sair da pista é complicado. Se o cara não for grande e não tiver a manha de andar de skate, ele fica preso la dentro, necessitando de auxilio de uma corda para sair de dentro da pista.


Fiz umas fotos de um cara que tinha o pseudonimo de "Javali". Ele andava legal, fazia uns drop do Bowlzão e dava umas pauladas no lip da parede, que tem um grau negativo. Trocamos uma ideia e seguimos na sessão, bem suave. Na sequência, em questão de minutos, formou um temporal sinistro que me fez sair da sessão antecipado.


No retorno ainda peguei uma chuvinha, mas nada de mais.


Abraço a todos e divirtam-se

Javali da Ilha do Governador, no lip da parede do Arpex.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VALORIZE AS SUAS ORIGENS

PISTA DO BREGUINHA EM BAIXA

Cicloviagem 11º Dia - Descanso em Búzios