Cicloviagem Porto Seguro ao Rio de Janeiro - Considerações Finais

Ja tem 15 dias que conclui a Trip de Bike de Porto Seguro ao Rio de Janeiro e ainda me deparo pensando em algumas experiências nela vivida. Tem um ditado popular que diz que todo homem deveria plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Colocaria uma viagem de bike neste proverbio, pois nada melhor que passar por algumas dificuldades, para darmos valor ao que temos em casa a nossa disposição. 13 dias na estrada sozinho, cagando no mato, tomando banho frio em rios e dormindo em espeluncas, com certeza te faz sentir falta do lar, esposa e filha que ficaram em Porto Seguro.


Uma grande lição que fica é o Planejamento. Um ano preparando a trip foi bem proveitoso, pois ja sabia de vários detalhes que teria pela frente. Por ironia do destino, as duas vezes que quis sair do planejado e fazer outra rota, acabei me fudendo, principalmente no 3º Dia, que teria que atravessar a divisa da Bahia com Espirito Santo pela praia e me vi obrigado a atravessar duas falésias com bike e bagagens nas costas por dentro do mar.


Viajar sozinho tem o lado positivo e o negativo. Confesso que logo após ter passado da divisa com Rio de Janeiro, onde começou o vento contra insistente que me acompanhou por 3 longos dias, o psicologico deu uma boa abalada, creio também que por conta da ansiedade em saber que estava perto do destino final. Nesta hora deu vontade de ter alguem por perto, pedalando comigo e dividindo a experiência. Em contra-partida, pude fazer meus horários e forçar bem a pedalada em alguns pontos, sem consentimento de ninguém. A grande verdade é que muitos tem medo de si próprio e da solidão e se escondem numa personalidade sociável, tendo sempre ao lado muitos e muitos falsos amigos.


O grande quesito que tenho que trabalhar para as próximas Trips é a mecânica da bike. Apesar de não ter tido nenhum perrengue animal neste sentido, acabei passando alguns apertos que poderia ter evitado. Tenho aos poucos que ir investindo nisso com mais rigor, visando ficar mais afiado.


O mais marcante foi a receptividade para com um louco viajando de bike. Houve muitos locais que ia comprar um lache ou mexer na bike e após escutar minhas historias, me mandavam tocar o pé, sem pagar nada. Mesmo indo com condições de bancar a viagem, me vi obrigado a aceitar a generosidade destes abençoados.


Engraçado quando criamos uma expectativa com algumas cidade e isso cai por terra durante a viagem. Não obstante, ainda tem situações que não esperamos muito de alguns locais e você se vê encantado com tamanho beleza. Algumas cidades que achei muito interessante: Itaunas, Guarapari, Farol de São Tome, São João da Barra, Rio das Ostras e Saquarema, sem desmerecer as demais por onde passei.


Algo para refletir: "Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida" (Bob Marley)


Alguns números da Cicloviagem:


Percurso : Porto Seguro ao Rio de Janeiro

Duração : 13 dias

Descanso : 1 dia em Buzios

Total pedalado : 1.108 Km

Maximo pedalado : 145 Km de São João da Barra a Macaé

Minimo pedalado : 42 Km de Mucuri e Itaunas (porém o dia mais dificil)

Problemas na Bike: Corrente e pedal, trocados em Vila Velha

Travessias de barco : 8 no total de canoa vira vira a barca de Niteroi.

Quilos perdidos : 7 quilos no total.





90% das Estradas foram beirando o Litoral





Um dos momentos que fiquei mais feliz




Momento relax em Buzios regado a cerveja




Momento mais emblematico, chegando em Itaunas




Recepção em Porto Seguro pelos meus familiares

Comentários

Anônimo disse…
maneiro, mandou bem na bike e no texto, boa sorte


paz
Anônimo disse…
BLZ BRENO? ADMIRO MUITO QUEM AMA O ESPORTE E VC TÁ CERTO CARA, SAÚDE VIDA LONGA E AUTO ESTIMA, SÓ SENDO DESPORTISTA PARA TER ESSAS VIRTUDES. EU ANDO DE SKATE E SURFO TENHO 46 ANOS E TOU COM TODO GÁS. ASS: CRISTOVAOSKATE.BLOGSPOT.COM
Unknown disse…
Olá amigo, parabéns pela trip.
Ficou uma duvida, qual foi o roteiro?

Postagens mais visitadas deste blog

VALORIZE AS SUAS ORIGENS

PISTA DO BREGUINHA EM BAIXA

Cicloviagem 11º Dia - Descanso em Búzios