Cicloviagem 7 Dia - Vila Velha a Piuma - 71 Km

O setimo dia de viagem foi bem interessante.


Como a magrela estava na oficina dando um grau e o combinado era pegar as 11, aproveitei para fazer um turismo matinal por Vila Velha. Como de costume, acordei muito cedo, pouco antes das 5 e me pus na rua. A ideia era conhecer o maximo possivel antes do final do cafe da manhã na pousada.


Circular por Vila Velha de ônibus é bem tranquilo, você anda pouco e ja chega nos locais que deseja. Pedindo várias informações, rapidamente consegui ir onde queria.


Abri o dia fazendo o Circuito Historico, conhecendo Convento da Penha, que é uma igreja no alto de uma pedra em cima de um morro, de 160 metros, que da uma visão panoramica de toda a cidade, a Igreja do Rosario e Gruta do Frei. Local tem uma energia muito boa além de ser um dos locais mais emblemáticos da região.


Na sequencia peguei outro ônibus em direção a fabrica da Garoto, que ja tinha lido, permitia visitas por suas instalações, com direito a degustação. Quando você entra no bairro onde ela está instalada, ja sente o impacto, constando que virou parte do patrimonio capixaba. As ruas todas arrumadas, com várias estátuas de icones da Garoto, como Baton, entre outros. Me barraram deste programa, pois estava ao melhor estilo turista,de bermuda e chinelo e ainda tinha que marcar horário para visita. Paciência, perderam a minha visita ilustre (rs).


Voltei ao Hotel, detonei no café e fui pegar a bike. Tive que trocar algumas peças e esperar mais um pouco, pois ainda na estava pronta, mas o pessoal da Bike Oli de Vila Velha, foi bem atencioso.


As 12 estava me despedindo de Vila Velha e pegando estrada em direção a Guarapari. Entrei na Rodosol, que é um espetaculo para pedalar, mas tive um pouco de azar. Mexi em muita coisa na bike, mas faltou substituir a corrente que estava mal. Rodados menos de 10 Km, eis que a mesma arrebenta. Consegui fazer o ajuste com auxilio de um mecanico de carro das redondezas e segui viagem.


Cheguei em Guarapari rapidamente, que me deixou encantado tamanho a beleza daquela orla. Governo capixaba dá e entender que investe pesado na infra-estrutura do seu litoral, com muitos méritos, pois o que se vê são muitas pessoas se exercitando, dando uma caracteristica de não somente de investimento na infra, como na saúde. Nosso prefeitinho de Porto Seguro poderia fazer um passeio por estas bandas, pra ver de abre a mente.


Almocei e segui pela Ciclovia até Nova Guarapari. Dali em diante ingressei numa rodovia estreita com pouco acostamento, mas deu pra rodar legal, passando por varias cidadezinhas litoraneas, como Meaipe, Anchieta, Iriri, chegando em Piuma. Minha ideia era seguir mais a frente, mas na entrada desta ultima cidade minha corrente quebrou novamente. Ja era pouco mais das 18 e por minha sorte achei um bicicletaria aberta e comprei uma nova para reposição.


Acabei me instalando por ali, na pousada de um tiozinho gente boa. Piuma é uma cidade litoranea que tem o Monte Agha como referência, que forma uma linda paisagem, mas infelizmente a cidade parece estar esquecida pelo poder público. Com as ruas e calçadas todas fudidas, a cidade tem um tom meio macabro, parecendo com a Praia de Venice Beach na decada de 75, mostrada no filme Dog Tonw.


Sai para comer, dar um check na Lan House e andei muito pela cidade destruída e depois cama.


Joelho hoje doeu um pouco a noite, mas nada de mais.


Divirtam-se com as fotos:


Igreja do Rosário



Visão panoramica da Cidade


Convento da Penha





Mais visão panoramica



Museu dentro do Convento



Caminho da Penitência para chegar ao Convento

Quase tomei uma queda ai.



Circuito Historico



Despedida de Vila Velha



Fronteiras



Guarapari




Orla de Guarapari - Espetaculo



Nova Guarapari



Anchieta - Simbolo na Historia Capixaba



Piuma com Monte Agha ao fundo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VALORIZE AS SUAS ORIGENS

PISTA DO BREGUINHA EM BAIXA

Cicloviagem 11º Dia - Descanso em Búzios